Plano da Disciplina

PCI 3212– GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO – 3 cr.
Profa.Dra.Marília Damiani Costa

Ementa: Organizações do conhecimento: contextualização, conceitos, características. O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. Uso da informação: necessidades, buscas e modelos de uso da informação. Inteligência e conhecimento organizacional: criação do conhecimento. Gestão do conhecimento organizacional: modelos, fontes e profissionais do conhecimento. Propostas de gestão do conhecimento: diagnóstico e projetos. Gestão do conhecimento em bibliotecas.

Objetivo: Permitir uma visão global das questões que envolvem o gerenciamento da informação e do conhecimento nas organizações do conhecimento a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas.

Conteúdo Programático:
Organizações do conhecimento: contextualização, conceitos, características.
O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional.
Uso da informação: necessidade, busca e modelo de uso da informação.
Inteligência e conhecimento organizacional: criação do conhecimento.
Gestão do conhecimento organizacional: modelos, fontes e profissionais do conhecimento.
Propostas de gestão do conhecimento: diagnóstico e projetos.
Gestão do conhecimento em bibliotecas.

Metodologia:
Debates a partir de textos selecionados da bibliografia básica, seminários e trabalhos em grupo.

Avaliação:
Resumos ou esquemas semanais dos textos indicados (elaboradas individualmente ou em duplas conforme a distribuição dos capítulos), entregues ao final de cada encontro.
Participação nos debates e seminários. Artigo individual ou em grupo com 2 ou 3 integrantes, entregue em cópia impressa e disquete referente a um dos tópicos do conteúdo programático, e se possível relacioná-lo com o tema de pesquisa. Os artigos serão apresentados nos seminários finais da disciplina.

Bibliografia Básica:

1) ANGELONI, M.T. (org.).Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. 215p.
Disponível: UFSC 65.012.45 O68

2) BUKOWITZ, W. R.; WILIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookmann, 2002.
Disponível: UFSC 658 B932m

3) CAVALCANTI, M; GOMES, E.; PEREIRA, A. Gestão de empresas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Disponível: UFSC 658 C376g

4) CHOO, C. W. A organização do conhecimento:como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
Disponível: UFSC 659.2 C548o

5) DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Futura, 1998.
Disponível: UFSC 659.2 D247e

6) DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Disponível: UFSC 65.012.28 D247e

7)FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA Jr., M. de M. (org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
Disponível: UFSC 658 G393

8) KAHANER, L. Competitive intelligence. New York:: Simon & Schuster Press, 1996.
Disponível: UNISUL - Florianópolis

9) KRUGLIANSKAS, I. ; TERRA, J. C. C. (org.). Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Disponível: UNIVALI – S. José

10)NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Disponível: UFSC 65.012.45 N812c

11)PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Disponível:

12)STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Disponível: UFSC 659.2 S852c

13) SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Disponível: UFSC 658 S968n

14)TARAPANOFF, K. (org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001.
Disponível: UFSC

658.012.4 I61

15) TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento dos negócios. Rio de Janeiro : SENAC, 2000
Disponível: UFSC 658.012.4 T266g

16) TERRA,. J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000.
Disponível: UNISUL – Florianópolis e
UNIVALI- S. José

17) TERRA, J. C. C. (org.). Gestão do conhecimento e e-learning na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

18) Von KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder de inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Disponível: FURB

CRONOGRAMA

AULAS DIAS PROGRAMAÇÃO
14/jun. Apresentação do programa. Discussão geral sobre a bibliografia básica. Socialização de conhecimentos sobre Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.
21/jun. O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação. porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Futura, 1998.
28/jun. Bases para a gestão da informação. CHOO, C. W. Information management for intelligent organization: the art of scanning the environment. Medford: ASIS/Information Today, 1995. (ASIS Monograf Series)
05/jul. Uso da informação: necessidades, busca e modelos de uso. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
RECESSO RECESSO RECESSO
02/ago. Criação do conhecimento. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. Von KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder de inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
09/ago Organizações do conhecimento: contextualização, conceitos, características. SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
16/ago. Gestão do conhecimento organizacional. DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998
23/ago. Diagnóstico de gestão do conhecimento. PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002. (cap. 3–7)
30/ago. Projetos de Gestão do conhecimento. TERRA, José Cláudio C. (Org.) Gestão do conhecimento e e-learning na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. KRUGLIANSKAS, Isak; TERRA, José Cláudio C. (Org.) Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
10º 06/set Gestão do conhecimento em bibliotecas e em unidades de informação. Obs.: Artigos selecionados - dissertações
11º 13/set. Seminário:apresentação e discussão dos artigos elaborados pelos mestrandos.

Obs.:Data de entrega do artigo (cópia impressa e disquete): 01/out./2007

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.